sexta-feira, 9 de julho de 2010

ORÍGEM MARANHENSE DOS BOIS DE PARINTINS

O BOI-BUMBÁ TAMBÉM É MARANHENSE

Muita gente nem imagina, mas o espetacular Festival do Boi-Bumbá de Parintins, no Amazonas, começou por influência de Maranhenses.

No final do século XIX e início do século XX, atraídos pelo apogeu do ciclo da borracha milhares de nordestinos, que fugiam das secas nesta região, iniciaram um grande movimento migratório para a Amazônia. Dentre esses, um grande número de Maranhenses chegou à região trazendo o costume das brincadeiras de Boi. Um de seus descendentes, Lindolfo Monteverde, nasceu em Parintins em 1902 e cresceu admirando os folguedos que havia na cidade.
Em 1913,[1] aos 11 anos de idade, decidiu criar seu próprio Boizinho de Curuatá com o qual brincava com crianças de sua idade - um chamado boi-mirim, que até hoje é muito comum no Norte e Nordeste do Brasil. Em 1920,[2] devido a uma grave doença, fez uma promessa a São João Batista: se ficasse curado, iria realizar anualmente uma ladainha e uma festa de Boi em sua homenagem. Lindolfo foi atendido em seu pedido e cumpriu sua promessa. Contam que Lindolfo Monteverde era um cantador e repentista que causava admiração em quem o ouvia cantar, por causa do timbre de voz que dominava os terreiros e era ouvido à distância, sem utilizar nenhum tipo de aparelho sonoro mecânico. Tempos depois o boi passou a ser chamado de Garantido e ganhou um rival, o Caprichoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário