segunda-feira, 12 de julho de 2010

ALERTA AOS ELEITORES

CUIDADO ELEITOR

As eleições se aproximam e os eleitores precisam ter muito cuidado não só na hora de escolher o candidato a governador, presidente ou senador, a atenção deve ser redobrada na escolha dos deputados. Ao avaliar o candidato o eleitor tem que levar em conta não só se ele, o candidato, já foi condenado, mas se ele é acusado de algum crime, pois como se sabe, no Brasil muitos criminosos se aproveitam das brechas da lei para se safar. Então resta ao eleitor julgar os malandros no tribunal da sua própria consciência. Muitas vezes um político bandido só não foi condenado por ser muito influente. No Maranhão temos inúmeros exemplos. Um outro cuidado que muita gente sequer pensa é em ralação à compra indireta de votos. Muitas vezes o seu voto é vendido sem que você saiba, sabia? Funciona assim: Um candidato a deputado estadual ou federal chega a um município do interior e procura o candidato derrotado na última eleição para prefeito ou até mesmo o vencedor ou ainda o vereador mais votado . Não esqueça que mesmo um candidato derrotado, tem lá seus votos. O candidato a deputado então acerta um determinado valor para que o político local seja cabo eleitoral dele naquela cidade, na intenção de que este passe o máximo de votos para ele, é aí que o voto de muitos eleitores é negociado sem que eles saibam, é assim que deputados que tem domicílio eleitoral em Santa Inês, por exemplo, e tiram pouco mais de mil votos na cidade e se elegem com até 30, 40 mil votos no total, é a soma dos votos comprados indiretamente.

É bom lembrar que muitos candidatos de fora chegam à nossa cidade pelas mãos de candidatos derrotados na última eleição e até eleitos.

Há também os políticos do nosso município que vão buscar votos lá fora e acabam se comprometendo tanto com outros municípios que esquecem da sua própria casa por causa dos conchavos e compromissos que têm em outras regiões. Na cabeça desses políticos às vezes há a certeza de que os eleitores de casa já são cativos e por isso não precisam de muita coisa para se darem por satisfeitos, basta uma asfalto ali, um prédio novo de escola ali e só. Emprego e renda, saneamento básico e outras coisas importantes, nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário