quarta-feira, 4 de abril de 2012

INTERNET: CONECTANDO O MUNDO E MUDANDO O VERBO


Definitivamente a internet mudou o sentido de alguns verbos, navegar não é mais só pegar um barco e sair por aí, compartilhar agora está mais para divulgar. O último grande exemplo que temos disso é o caso de uma família simples, que ao postar no Youtube um vídeo que mostrava um desafinado ensaio de uma música gospel, em que os filhos tiravam sarro da cara da mãe, jamais imaginou que iria ficar tanto tempo na mídia. Primeiro o vídeo apareceu no site de humor Kibeloco e depois caiu no Facebook e foi compartilhado por milhares de pessoas, até ir parar na TV, agora já existem dezenas de versões do vídeo, inclusive uma aproveitando o final da novela Fina Estampa, outra mostra os Simpsons cantando a mesma música, e há também uma edição em que uma das “estrelas” do vídeo é avaliada e detonada pelos jurados do Ídolos da Record, hilária. Agora a versão original da música “Galhos Secos” (para noooossa alegriaaaaaaa!!!!) ficou conhecida não só no meio evangélico. Mas basta puxar na memória e vamos encontrar inúmeros casos em que pessoas comuns foram impulsionadas a astros do momento e tiveram muito mais que quinze minutos de fama. Luíza não está mais no Canadá, está vendendo apartamento aos montes em João Pessoa na Paraíba. Aqui em Santa Inês mesmo temos o exemplo do transsexual Lohane Vekanandra Stephane Bueno de Raio Laser de Rarrarra. Depois que uma entrevista dela sobre a festa junina da cidade foi postada no Youtube, ela ou ele foi convidada para se apresentar dançando e fazendo caras e bocas em diversos programas de TV.
E nessa aldeia em que o mundo foi transformado pela internet a fama também pode ser compartilhada, um famoso pode tornar outra pessoa famosa em pouco tempo, quem não lembra da cantora Stefany Crossfox? uma jovem do interior do Piaui, que com muito esforço pagava pela produção de videoclips quase artesanais e postava na rede, um de seus vídeos foi visto por Preta Gil, que falou dela para Luciano Huck, que acabou convidando a moça para o Caldeirão. Temos também exemplo de pessoas que saíram da TV local para a internet e da internet direto pra a TV nacional. A jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora de telejornal local na afiliada do SBT na Paraíba, ficou famosa na internet por seus comentários polêmicos, principalmente uma crítica ao carnaval, agora, chamada pessoalmente por Sílvio Santos, é apresentadora do SBT Brasil, principal telejornal da emissora. Outro que teve a internet como trampolim para a TV foi o humorista Gustavo Mendes, que ganhou notoriedade por seus vídeos divulgados no site Kibeloco, imitando a presidente Dilma e acabou sendo contratado pela Globo para atuar no Casseta e Planeta. Todos lembram de Suzan Boyle, a britânica solteirona e feiosa, que emocionou o mundo ao soltar a voz na versão inglesa do “Qual é o seu talento”, mas o que pouca gente sabe é que foi por meio de um astro do cinema que o vídeo da apresentação dela “bombou” na internet. Aston Kutcher é o recordista mundial de seguidores no Twiter, depois de ver o vídeo, ele comentou com sua então esposa Demi Moor que Suzan Boyle o emocionou a ponto de fazê-lo chorar, e recomendou que ela também assistisse ao vídeo, pouco depois ela responde que também foi às lágrimas ao ver Suzan cantar, foi o ponta-pé para que o vídeo em poucas horas se tornasse um dos mais acessados em todo o mundo. O Romance entre Aston e Demi acabou, todos viram na Net e na TV, mas a fama de Suzan, essa ainda vai longe.
O bom de tudo isso é que qualquer um pode ser a próxima estrela da vez, basta uma câmera ou celular para gravar uma ideia original ou uma besteira qualquer e postar no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário