quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AS CORES DAS FLORES



Muita gente anda confundindo as tintas ou melhor as cores quando se trata de Ipê. Costumamos chamar aquele tipo de Ipê que não é amarelo nem branco, de “roxo”, é aí que está o engano, na verdade, não existe Ipê roxo, existe sim Ipê rosa, quando muito, lilás, mas nunca roxo. (essa foto aí, mais abaixo, lógico, é o jacarandá)
A confusão acontece, inclusive entre alguns botânicos, porque existe no cerrado e lá pras bandas do sul do país, uma árvore chamada Jacarandá Mimoso, que assim como o Ipê , entre os meses de junho e setembro, perde todas as folhas e se torna um enorme buquê, que varia entre o roxo e o azul marinho, e as flores têm formato praticamente igual ao das do Ipê. Para se tirar a prova basta olhar uma dessas árvores fora do período de floração. Diferente do Ipê o Jacarandá Mimoso tem as folhas divididas em várias outras folhas miúdas, parecidas com as do Flamboyant.

3 comentários:

  1. ACHEI OTIMO A EXPLICAÇÃO DAS CORES DO IPÊ. EU MESMO ACHAVA QUE TINHA IPÊ ROXO.

    ResponderExcluir
  2. Excelente. Tanto procurei uma informação sobre a confusão e enfim encontrei. Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Existe sim o Ipê roxo, pelo menos conhecemos assim. Ele varia entre o rosa e os mais escuros que são roxos, mas as pessoas confundem mesmo com o Jacarandá... que é quase azul, aqui no MT tem mto.

    ResponderExcluir