sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ACORDA SANTA INÊS

Quando se fala sobre o que Santa Inês tem de bom, quase sempre as primeiras coisas citadas são as festas, o comércio, a localização geográfica, o Lago do Remanso, e claro, o seu povo. E na hora de comentar as coisas ruins, geralmente se fala da violência, do desemprego e da falta de estrutura, mas o problema é que fica de fora da lista algo muito importante: os políticos, que são péssimos, péssimos porque não têm sensibilidade nem visão para notar o potencial turístico do município, que vai muito além do Lago do Remanso e sem falar que onde não há atrações turísticas, elas podem ser criadas. Nossos políticos são fracos porque não sabem usar a localização geográfica da cidade como atrativo para indústrias ou grandes empresas de outros setores, daí o fato de a economia da cidade depender exclusivamente do comércio, razão pela qual falta emprego e nossos jovens tem que ir embora em busca de trabalho. Um exemplo é uma siderúrgica da Vale que bem que poderia ter vindo para Santa Inês, mas foi para Marabá no Pará. Isso, ironicamente, me faz sentir falta do Velho Nagib Haickel, eu disse do Velho e não do Joaquim Haickel. Nagibão sim, brigava pela nossa região, por isso hoje o INCRA, o IBAMA, o 7º Batalhão da PM, estação do trem...são em Pindaré, sem falar da extinta Sibrazém e até uma estação de tratamento de água, que nos anos 80 ainda começou a ser construída perto do quartel, mas nunca foi concluída, por isso ainda tomamos água de poços artesianos de má qualidade e que sempre falta, tendo um rio bem ao nosso lado.
Agora temos uma deputada estadual, será que ela vai brigar para que Santa Inês desenvolva seu potencial ou será que vai ser como o marido, que praticamente não conseguiu tirar a cidade de onde Cabral deixou?
Pode ser que sim, pode ser que sim que não, tudo depende dos eleitores, mas o problema é que os eleitores de Santa Inês elegem os candidatos e depois os deixam em paz, é o caso do prefeito Bringel, que governa o município na maior tranqüilidade, asfaltando, asfaltando, construindo escolas. Ainda falta muito para Santa Inês chegar ao que tem potencial para ser, mas isso nunca vai acontecer se os eleitores não exigirem, não reclamarem, se os eleitores não deixarem de esperar que imprensa denuncie e resolva os problemas por eles.
Em Santa Inês faltam eleitores que se manifestem, que façam protestos em frente à prefeitura e outros órgãos públicos. Até agora só quem faz isso são os professores. Faltam eleitores que participem das sessões da Câmara para forçar os vereadores a aprovarem os projetos de interesse do povo, sem a presença do povo nas votações eles fazem o que querem, tanto que há pouco tempo uma secretária da Câmara fugiu da cidade roubando um monte de dinheiro público e até agora nada foi feito e pelo jeito nem vai ser.
O povo tem que entender que os políticos são eleitos para trabalhar para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário